Blog

EDWARD BACH UMA MISSÃO FRENTE À HUMANIDADE

Desde os povos primitivos as plantas foram utilizadas como método terapêutico no tratamento de algumas doenças físicas e/ou emocionais, validando que a natureza sempre esteve presente integralmente à disposição da saúde e bem estar humano.

O mundo evoluía e descobertas importantes surgiam e nesse processo tivemos uma figura fundamental que deixou um legado praticado por todos nós até hoje.

Na década de XXX  Dr. Edward Bach médico inglês, nascido na Inglaterra no vilarejo de Mosley próximo a Birmingham filho mais velho de uma família de industriais donos de uma fundição, desde muito cedo demonstrou ser observador da alma humana.

Era um jovem sonhador e idealista com um excelente senso de humor, mais tinha momentos de isolamento, comum aos jovens de sua idade e quando lemos sua biografia compreendemos que ele veio com um propósito definido, pois desde seu ingresso na Universidade até os últimos dias de sua vida, dedicou à procurar um método natural que pudesse auxiliar no tratamento emocional de seus pacientes de forma não invasiva.

Foi a luta formou-se como médico, teve acesso a doutrina de Samuel Hahnemann o pai da homeopatia, recebeu vários títulos como bacteriologista, patologista entre tantos outros, mas gostava se ser denominado como herbalista e ao passo que aprofundava em suas pesquisas, percebia que poderia ir além com seus conhecimentos em benefício de todos.

É importante ressaltar a importância da homeopatia em sua trajetória, ela foi o degrau de acesso aos florais, pois a partir desse conhecimento inicia suas pesquisas com  o propósito de encontrar um novo método a fim de substituir seus nosódios preparados com amostras patológicas de animais ou vegetais, destinados ao preparo de suas vacinas por medicamentos preparados por plantas, tornando-se referência naquela época, muitos médicos de outros países  vinham até ele fazer estágio. 

Ele dizia que a razão principal do fracasso da medicina clássica estava no fato dela ocupar-se dos efeitos e não das causas das doenças, de olhar e considerar apenas a doença física. Em um de seus trechos do livro Cura-te a ti mesmo menciona que em essência, “a doença é o resultado do conflito entre a Alma e a Mente  e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais”

Dessa forma, abriu mão de sua carreira médica, fama, conforto, dinheiro assim como o lugar de destaque que tinha na sociedade médica dedicando seu tempo caminhando na natureza descobrindo , pesquisando suas plantas e no período de 1928 a 1935 sistematizou os 38 Florais de Bach + Rescue Remedy ou Five Flowers .

Concluiu seu objetivo e aos 50 anos no dia 27 de novembro de 1936 desencarna deixando para a humanidade um grande legado. Um sistema que há quase um século é utilizado por adultos e crianças em todo o mundo,  inclusive  plantas e  animais se beneficiam de suas qualidades terapêuticas, essas gotinhas são a luz que precisamos nos momentos de desarmonia. Considero  verdadeiros amigos que caminham ao lado oferecendo o ombro para que possamos ter forças suficientes para transpor toda e qualquer dificuldade, possibilitando por sua vez o resgate do equilíbrio, harmonia emocional,serenidade e  paz frente às adversidades da vida.

Como podemos manifestar a doença em nosso corpo?

Muito antes de adoecer, o universo emite sinais com intuito de nos fazer parar e analisar o que está ocorrendo. Esses sinais são os mais diversos, aquela dor de cabeça inoportuna que tira seu foco e concentração, dores nas costas, irritação, mal humor, pressão alta ou baixa e tantos outros.

É importante entender que todo processo seja de criação positiva ou negativa provém de nossos pensamentos eles são responsáveis pelo cenário e quem define mudar ou manter-se nele somos nós, tudo depende para qual lado a sua antena está sintonizada e especialmente, como você lida com essas adversidades. 

Segundo ele, o Dr. Edward Bach, a doença se manifesta quando a nossa personalidade é desviada do caminho determinado pela nossa Alma, ou seja, quando fazemos algo que vai contra nosso real desejo de Alma, o corpo reage de alguma forma, como um amigo sinalizando que algo está errado e devemos reavaliar e fazer as devidas correções. 

Esse conflito entre a alma e mente, desequilibra o sistema energético, bloqueia nossos centros de energia os Chakras e ficamos doentes. Ao entendermos a mensagem a ser decifrada ela será muito útil, porque irá revelar nossos erros e deficiências pessoais que precisam ser transformadas e aqui iniciamos o processo de transformação. 

A jornada não será fácil mas possível, o importante é reconhecer que somos responsáveis por nossa realidade e cabe a nós fazer as mudanças, pois enquanto ficarmos no papel de vítimas estaremos dando espaço à essas memórias que bem na verdade, nada tem de positivo elas apenas te impedirá em alcançar sua liberdade emocional, mas você tem a disposição os florais de Bach para te ajudar.

Como agem os florais de Bach?

Os florais agem em nossas camadas emocionais e a medida que vamos aprofundando no processo terapêutico, situações que te incomodava inicialmente, passam a não ter mais tanto sentido como antes e outras situações que estavam armazenadas, ou ainda não percebidas passam a ser melhor compreendidas, uma verdadeira faxina interna.

Vamos fazer uma analogia!

Quando precisamos faxinar a casa não é necessário retirar móveis do lugar, jogar fora objetos que não fazem mais sentido, por vezes trocar a decoração pois já estão desgastados e necessita de uma renovação, energia nova?

Pois bem, é justamente assim que os florais agem. Passamos por um intenso processo de reconstrução e lá adiante quando olharmos para trás, veremos que tudo valeu a pena especialmente se nessa travessia tivermos ao lado um profissional experiente para nos auxiliar, estender a mão nos momentos em que estivermos vulneráveis e nos mostrar que sim, somos capazes de mudar nossa história.

Então , se você percebeu que está na hora da virada em sua vida, não perca tempo, estou aqui para oferecer apoio emocional nesse novo ciclo. 

Namasté

Êurenì RS Pálma

Terapeuta e facilitadora florais de Bach pela Healingherbs Inglaterra

Copyright © 2022 Plenitude Corpo e Mente - Todos direitos reservados

CNPJ: 10.345.847/0001-61